Puralã - Wool Valley Hotel & Spa
Rua Alameda Pêro da Covilhã
6200-050 Covilhã - Portugal
Telefone: (+351) 275 330 400
GPS: LAT 40.267238 | LONG -7.498110
E-Mail: geral@naturaimbhotels.com
Puralã - Wool Valley Hotel & Spa
RESERVAR

Covilhã a Dois

O roteiro “Covilhã a Dois” dá particular enfâse à visita dos meandros da “cidade granja” da Covilhã, sempre numa perspectiva de favorecer a parte romântica ou vivida a dois. Este percurso cinge-se ao sector da Ribeira da Goldra e ao Centro Histórico.

Este roteiro é para ser vivido calmamente numa relação entre o casal e a cidade, com especial atenção aos locais de visitação temática, museológica e locais onde se pode parar para contemplar a cidade (miradouros) e viver alguns momentos a dois com serenidade. 

Com início junto ao elevador da Goldra, inicia-se uma jornada única por uma cidade com características morfológicas únicas, atestadas pela existência de elevadores e um funicular que vão poder conhecer (Elevador de Stº André, Elevador da Goldra e Funicular de São João). É um sobe e desce onde a paisagem da cidade, ao longo do dia, se transforma sempre na companhia inseparável da Serra da Estrela.

Bem perto do início, o Museu dos Lanifícios é algo que apela toda a nossa atenção. Tudo aqui representa a tradição de uma cidade que já foi um dos maiores centros industriais do país. Aqui, devem uma ode aos homens, às mulheres e às crianças que tinham apenas uma única coisa em mente: a produção de tecidos da mais pura lã. Conseguem-se sentir na pele deles? (Real Fábrica de Panos e Real Fábrica Veiga).

No centro histórico, as casas atropelam-se em ruelas e vielas irregulares, acompanhando o declive e no mais caótico do tipo de cidade industrial, onde coabitavam as casas dos operários e casas dos industriais: vistosas, luxuriantes e de arquitectura da época. Feche os olhos e imagine-se a viver com a sua cara metade e reviver o mais espírito burguês dos finais do séc. XIX (ex. Casa Melo e Castro, Casa Comendador José Maria Campos, Palacete Júlio Cruz, entre outras habitações senhoriais).

Descubram a dois, como num labirinto de casas e ruas as diferentes intervenções do street art, que surgem em fachadas ao longo do centro histórico. Tentem descobrir a ideia do artista e entrem no mundo dele. Imaginação não vai faltar quando contemplarem o Sr. Viseu, Owl Eyes, Portugal Pelas Costuras, entre outras obras que colocam a cidade na Covilhã no epicentro nacional, no que diz respeito à arte urbana.

E aquele momento único do abraço vive-se na Covilhã, com especial afinco nos miradouros que a cidade da Covilhã possui. Deles pode sentir a brisa fresca do final de uma típica tarde de Verão e confortar-se no abraço terno da sua cara metade. Ou sentir o ar puro, fresco e de neve durante o Inverno, procurando o calor que só o seu amor tem para dar. (Miradouro das Portas do Sol e Miradouro Marquês D´Ávila e Bolama).

Depois de viverem esta jornada na Covilhã, o vosso amor sai ainda mais forte…

  • +

    Mapa

  • +

    Covilhã a Dois - Pontos de Interesse Principais

  • +

    Covilhã a Dois - Pontos de Interesse Opcionais